terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Deus não quis e não quer comunicar aos homens apenas algumas verdade ou alguma lei. Ele quer comunicar a si mesmo, sua presença, seu amor.

Deus não quer fazer isso separando as pessoas, mas unindo-as. Deus quis "santificar e salvar os homens não isoladamente, sem nenhuma conexão uns com os outros,mas constituí-los num povo, que o conhecesse e o servisse santamente" Mesmo quando Deus se revela através de um profeta, é sempre ao povo que se dirige; e é sempre numa ligação vital com a comunidade que a pessoa é chamada e chega à fé em Deus.

Entre o homem e Deus há uma distância incomensurável, não só pelo desnível natural entre a grandeza infinita de Deus e a fragilidade da condição humana, mas também pelo pecado, que é uma recusa da comunicação com Deus, uma recusa do Amor. Uma vez que o homem não pode chegar sozinho ao pleno conhecimento de Deus, é necessário que o próprio Deus tome a iniciativa de se "revelar", de remover as barreiras entre Ele e Nós, deixando de ser um "Deus escondido" para nos mostrar o seu rosto, que ele é.( CR 37 a 39).

Nenhum comentário:

Postar um comentário