sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Sacramentos Mandamentos e orações:
Sacramento é igual a sinal. Mas os sacramentos da Igreja são muito mais que sinal, pois é a presença real de Cristo na vida do cristão que recebe o sacramento.
Batismo: Entrada na Igreja:
É o sacramento de entrada da pessoa na vida da Igreja, e é uma ordem do próprio Jesus que nos disse: “Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês. Eis que estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo”. Mt27, 19-20. Na unção do Batismo somos marcados pelo próprio Cristo, é ele quem nos unge, e nós somos ungidos no ungido do Pai.
Eucaristia:
É o memorial da Paixão, morte e Ressurreição de Jesus o Cristo. Na Eucaristia o próprio Jesus se dá como alimento para nos alimentar podemos conferir na 1ª Carta aos Coríntios 11,23-26.
Penitência:
É o sacramento da reconciliação entre os irmãos e com Deus, este sacramento também é próprio Jesus quem vem ao encontro do pecador para perdoá-lo e o reconciliá-lo com Deus; foi deixado por Jesus, “A paz esteja com vocês. Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês, tendo falado isso, Jesus soprou sobre eles, dizendo: ‘Recebam o Espírito Santo. Os pecados daqueles que vocês perdoarem, serão perdoados. Os pecados daqueles que vocês não perdoarem não serão perdoados’”. Jo20,21-23.
Crisma:
É o sacramento que torna a pessoa adulta na fé. Este sacramento junto com o Batismo e a Eucaristia é chamado de Sacramentos da iniciação Cristã. Confira em At 8,14-17 e em At 2,1-13.
Unção dos enfermos:
É o sacramento da cura interior. Tiago 5,13-15.
Matrimônio:
 É o sacramento da família.  Mt 19,1-10.
Ordem:
 É o sacramento do serviço sacerdotal. Jo 13,1-17.
Todos os sacramentos foram instituídos pelo próprio Jesus Cristo.
Os Mandamentos da lei de Deus
1º Amar a Deus sobre todas as coisas
2º Não tomar seu Santo Nome em vão.
3º Guardar os Domingos e festas de guarda
4º Honrar pai e mãe
5º Não matar
6º Não pecar contra a castidade
7º Não furtar
8º Não levantar falso testemunho
9º Não desejar a mulher do outro e a mulher da outra
10º Não cobiçar as coisas alheias
Mandamento da Igreja
1º Participar das aos Domingos aos Domingos e outras festas de guarda, ficando livre de trabalhos e de atividades que possam impedir a santificação desses dias;
2º Confessar os próprios pecados, recebendo o sacramento da Reconciliação, pelo menos uma vez ao ano;
3º Receber a Eucaristia pelo menos pela Páscoa da Ressurreição;
4º Abster-se de carne e observar o jejum nos dias estabelecidos pela a Igreja;
5º Atender as necessidades materiais da Igreja, com o dízimo, oferta ou segundo o costume e suas próprias possibilidades.
Orações
Sinal de cruz
Pelo sinal da Santa Cruz, livrai nos Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

Gloria ao Pai
Gloria ao Pai,  ao filho e ao Espírito Santo. Amém

 Símbolo dos Apóstolos

Creio em Deus Pai, todo-poderoso criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na comunhão dos Santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém

Símbolo Niceno-Constantinopolitano

Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisa visíveis e invisíveis. Creio em só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por ele todas as coisas foram feitas. E por nós homens, e para nossa salvação, desceu dos céus: e se encarnou pelo Espírita Santo, no seio da virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua gloria, para julgar os vivos e os mortos; e seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá vida, e procede do Pai e do Filho; e como Pai e o Filho é adorado e glorificado: ele que falo pelos profetas. Creio na Igreja, uma, santa, católica e apostólica. Professo um só Batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.

Pai Nosso
 Na oração do Pai Nosso, nós fazemos sete pedidos a Deus Pai, um louvor ao Pai e um compromisso.

 Pai Nosso que estais nos céus,

1º Santificado seja o vosso Nome;
2º Venha a nós o vosso Reino;
3º Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu;
4º O Pão Nosso de cada dia nos dai hoje;
5º Perdoai-nos as nossas ofensas, “assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”;
6º Não nos deixeis cair em tentação;
7º Mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave-Maria
Ave-Maria cheia de graça,
 O Senhor é convosco,
Bendito sois vós entre as mulheres e
 Bendito é o fruto do vosso ventre Jesus.

Santa Maria mãe de Deus
Rogai por nós, pecadores
Agora e na hora
Da nossa morte. Amém.

Salve Rainha
Salve Rainha, mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos degredados filhos de Eva, a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nos envovei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
`Rogai por nós, Santa Mãe de Deus`!

“Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário